Impeachment de Bolsonaro provoca racha no PSOL

Direção do partido se disse atropelada por pedido feito por deputados

David Miranda, um dos deputados do PSOL que pediu impeachment de Bolsonaro Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo/11-09-2019

Um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro protocolado por três deputados do PSOL contrariou a direção do partido.

Na noite desta quarta-feira, os parlamentares Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim e David Miranda protocolaram um documento na Câmara pela  abertura do processo. A alegação é que  Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao convocar atos que pediam o fechamento do Congresso Nacional e do STF. Argumenta, principalmente, que ele colocou em risco a saúde nacional ao romper o isolamento indicado pela Organização Mundial da Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde de seu governo, quando cumprimentou manifestantes na porta do Palácio do Planalto, no domingo.

Minutos depois, a executiva nacional do PSOL divulgou nota dizendo que foi surpreendida pelo pedido.

“O partido está, nas suas instâncias e bancada, debatendo a melhor tática para enfrentar a irresponsabilidade do governo Bolsonaro. Por essa razão, a iniciativa causa indignação porque atropela o debate interno do PSOL e do conjunto da oposição”, diz a nota.

O partido afirma ainda que não reconhece essa medida unilateral. Apesar de ver elementos para o impeachment, a legenda argumenta que esse é um processo de construção política que requer tempo e que, no momento, a prioridade deve ser o combate ao coronavírus.

Assine nossa newsletter e receba as
últimas atualizações do nosso mandato

Veja Mais