Abaixo listamos algumas sugestões de filmes nacionais de curta-metragem para assistir durante essa quarentena de prevenção ao novo Coronavírus. Confira:
1 – Ilha das Flores (Jorge Furtado) | 1989

Produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Embora tenha um tom de humor ácido, a mensagem transmitida pelo diretor Jorge Furtado é muito séria, e fala sobre a injustiça de um sistema econômico baseado na exploração. Em maio de 2019 o filme foi escolhido pela Abraccine como o melhor curta-metragem brasileiro da história.
Assista [+]
2 – Couro de Gato (Joaquim Pedro de Andrade) | 1962

É uma das partes do filme Cinco Vezes Favela, produzido pelo Centro Popular de Cultura da UNE e considerado um dos filmes fundamentais para o advento do Cinema Novo no Brasil. Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, o curta mostra garotos de uma favela roubando gatos para fabricantes de tamborins, às vésperas do Carnaval. Síntese de ficção e documentário, o filme narra o amor de um menino por um angorá e seu dilema ao ter que vender o bichano.
Assista [+]
3 – KBELA (Yasmin Thayná) | 2015

Dirigido por Yasmin Thayná, o curta mostra um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras. A descoberta de uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos transcendendo o embranquecimento. Um exercício subjetivo de autorepresentação e empoderamento.
Assista [+]
4 – Recife Frio (Kleber Mendonça Filho) | 2009

Dirigido por Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor, Aquarius, Bacurau), o curta tem um formato de falso documentário e mostra as mudanças que ocorrem em Recife com a queda abrupta da temperatura na cidade. Um olhar curioso sobre o clima, o desenvolvimento urbano e as interações sociais de diversos ângulos.
Assista [+]
5 – Eu Não Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro) | 2014

A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel. Curta com temática LGBT+, deu origem ao longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, também dirigido por Daniel Ribeiro. Assista [+]
6 – Em Trânsito (Marcelo Pedroso) | 2013

O curta-metragem de Marcelo Pedrosa (Brasil S/A, Pacific) é uma “vingança simbólica” contra as falsas promessas dos políticos nos níveis municipal, estadual e federal com as promessas de progresso com a Copa do Mundo. Mostra como a invasão de estradas e automóveis – e os espigões – estrangularam a mobilidade nas grandes cidades, como Recife. O curta foi compartilhado na internet em apoio ao Movimento Ocupe Estelita.
Assista [+]
7 – Lençol de Inverno (Bruno Rubim) | 2017

José é coveiro na cidade grande. Quando seu irmão, com quem ele não fala há anos, lhe chama de volta a sua cidade natal para enterrar o pai, José precisa revisitar fantasmas da juventude e fazer escolhas que podem significar o fim de sua jornada e o começo de uma redenção. Gravado no interior de Minas Gerais pelo cineasta Bruno Rubim.
Assista [+]
8 – Mens Sana in Corpore Sano (Juliano Dornelles) | 2011

A trajetória obsessiva de um fisiculturista em busca do corpo perfeito, conquistado a partir de exaustivos treinos diários. Os resultados, admirados em frente ao espelho, entretanto, não o satisfazem. Um terror psicológico dirigido por Juliano Dornelles (Bacurau)
Assista [+]
9 – Nada (Gabriel Martins) | 2017

Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e, com ele, o ENEM. A escola e os pais de Bia estão pressionando para que ela decida em qual curso vai se inscrever, mas ela não quer fazer nada.
Assista [+]
10 – Praça Walt Disney (Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira) | 2011

Sem diálogos e com uma trilha sonora que remete aos famosos desenhos criados por Walt Disney, a obra capta flagrantes do cotidiano da praça localizada no bairro de Boa Viagem, no Recife, Pernambuco.
Assista [+]