
O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) enviou um ofício ao governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), com nove questionamentos a respeito da possível realização da Copa América no estado.
No texto, o político cita as mais de 50 mil mortes decorrentes do coronavírus em toda a região e pede para que não se dispute o evento no país ou, em último caso, no Rio.
Ele também diz que “a grande circulação de pessoas e das delegações internacionais participantes da Conmebol fatalmente redundarão em aglomerações, representando nítido risco de contágio e, consequentemente, agravamento no quadro epidemiológico local.”
Miranda solicita explicações com a “urgência que o tema requer” às seguintes perguntas:
- Foram realizados estudos ou pareceres técnicos que sustentem a segurança epidemiológica para a possível realização do referido evento no estado do RJ?
- O prazo de 14 dias, entre o anúncio da suposta realização da Copa América no Brasil e o início da competição, é suficiente para o planejamento e execução do evento com segurança?
- A possível realização de jogos do evento no estado do RJ representa riscos em relação ao agravamento do quadro epidemiológico relativo à Covid-19?
- Há algum estudo sobre o impacto orçamentário da realização de jogos da Copa América no estado do RJ? Em caso positivo, favor enviar-nos cópia do referido documento.
- Sabendo-se que há, no Brasil, a proliferação de, ao menos, cem variantes, indaga-se: Haverá testagem das pessoas envolvidas com o evento e, também, das pessoas que chegarem, do exterior ao Rio de Janeiro, caso o evento venha a ser realizado no estado?
- Quais ações conjuntas entre o Estado, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e os órgãos fiscalizadores dos aeroportos serão adotadas para identificar e conter a entrada de novas variantes do coronavírus caso o evento venha a ser confirmado?
- Quais protocolos de testagem serão utilizados e de que forma?
- Que medidas serão tomadas frente às pessoas classificadas como grupo de risco ou que tenham contato com pessoas classificadas como grupo de risco?
- Havendo a confirmação da suposta realização do jogo final da Copa América com público presencial, conforme divulgado em reportagem do Portal UOL, indaga-se:
9.1.) Que critérios serão adotados para a entrada de pessoas em estádios para evitar o risco de contaminação do coronavírus devido à aglomeração?
9.2.) Que protocolos sanitários serão estabelecidos, neste caso específico de público presencial durante o jogo final do evento?