Políticos celebram Dia da Consciência Negra…


Manifestantes protestaram contra o presidente Jair Bolsonaro, carregaram faixas contra o racismo e o fascismo e a favor da democracia. Os militantes partiram da Biblioteca Nacional e desceram a Esplanada dos Ministérios.Sérgio Lima/Poder360 07.06.2020

Neste sábado (20.nov.2021) é celebrado o Dia da Consciência Negra. Diferentes políticos utilizaram as redes sociais para celebrar a data e apoiar as causas do movimento negro brasileiro.

A data foi instituída oficialmente pela 1ª vez em 1987, como lei estadual no Estado do Rio Grande do Sul. A disseminação nacional começou depois, em 1995, com o 300º aniversário da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1655-1695).

Alagoano que nasceu livre no quilombo, Zumbi foi capturado aos 7 anos e entregue a um padre católico. Em sua adolescência, Zumbi fugiu e voltou ao Quilombo dos Palmares, comunidade livre que reunia negros que tinham sido escravizados e conseguiram fugir. O alagoano tornou-se líder do quilombo, pelo qual lutou até a morte.

A memória de 20 de novembro entrou para o calendário escolar em 2003. Em 2011, uma lei federal instituiu a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Mas o texto não incluiu a comemoração no calendário de feriados nacionais, uma vez que o Congresso nunca legislou sobre o tema….


Assine nossa newsletter e receba as
últimas atualizações do nosso mandato

Veja Mais