Minha História

Conheça um pouco da trajetória de David Miranda

Sou David Miranda

Nascido no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Aos 5 anos de idade perdi a minha mãe e fiquei órfão. Ela morreu de violência obstétrica e nunca conheci meu pai. Fui criado pela minha tia, a quem hoje chamo de mãe. Uma mulher extraordinária que criou a mim e aos meus quatro irmãos com muita luta, desafiando todas as dificuldades da favela.

Aos 13 anos eu saí de casa e, antes disso, já havia começado a trabalhar. Na rua, passei fome e tive que tirar comida do lixo. Mas minha vida foi transformada pelo poder da educação. Fiz duas graduações e passei a trabalhar como jornalista e marqueteiro.

Minha vida também foi transformada pelo amor

Na praia, jogando futevôlei, acertei com a bola na bebida de um turista, por quem me apaixonei perdidamente e nunca mais nos separamos. Era Glenn Greenwald. Com ele me envolvi numa trama digna de filme, o caso Edward Snowden.

Fomos escolhidos por Snowden para divulgar e trabalhar nos documentos secretos revelados por ele e que continham grandes esquemas de espionagem internacional. Foi um período bem tenso na nossa vida, mexer com forças tão poderosas tem seu preço. Prova disso é quando fui detido pela polícia do Reino Unido por 12 horas e psicologicamente torturado.

Início na Vida Pública

Esse foi o chamado para a minha vida pública, senti a responsabilidade e a obrigação de representar aqueles que construíram minha história, os negros, os LGBTs, os favelados e os mais vulneráveis. Comecei meu ativismo político em 2013, com as jornadas de julho, participei de ações, sobretudo em prol da causa LGBT, e escolhi o caminho da política partidária.

Elegi-me em 2016, me tornando o primeiro vereador assumidamente gay na Câmara Municipal. Dividi a bancada com Marielle Franco, também negra, LGBT e favelada, uma grande amiga e parceira de luta, que foi criminosamente tirada de nós.

Um novo desafio

Em 2017, eu e Glenn enfrentamos um novo e lindo desafio, resolvemos nos tornar pais e adotamos nossos meninos. Primeiro, Jonathas e João. Um pouco depois, Marcelo. Mas nossa grande família só é completa com nossos cachorros. Temos 22 em casa. E, em prol da defesa da causa animal, fundamos a ONG Hope. Um abrigo que acolhe animais e pessoas em situação de rua. Hoje, temos 90 cachorros acolhidos.

Ao assumir o mandato de deputado federal em 2019 e, desde então, tenho lutado intensamente pelas causas da população em geral, sobretudo pelos gays, negros e favelados.

Mas não me acomodei. Minha vontade de lutar ainda mais pelas causas do povo estimulou em mim o desejo de mudar de partido e trabalhar por um novo projeto de país, que seja comprometido com mudanças estruturais e seja transformador da nossa realidade.

Rumo ao PDT de Brizola

Busquei em minha própria trajetória as respostas para sobre como construir uma sociedade mais justa. Quando criança estudei no Brizolão, o CIEP Vinícius de Moraes.

Com educação em tempo integral, alimentação, cultura e lazer conheci a força da educação pública de qualidade na construção do futuro e a prática transformadora do trabalhismo na vida da população. Escolhi o PDT de Brizola para continuar essa luta e hoje milito e apoio o Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido por Ciro Gomes. Decidi, então, aceitar o desafio de um novo mandato e lançar minha pré-candidatura a deputado federal pelo partido.